sábado, 11 de março de 2017

A busca por matérias-primas gera a primeira guerra!


Vimos que a primeira revolução industrial aumentou MUITO  a necessidade de matéria-prima e que a Europa, após 250 anos de exploração da América já não tinha mais muito retorno. Nosso continente já não oferecia mais tanta matéria-prima como antes. A solução foi a Europa explorar outros continentes. Para onde ela foi?


Essa imagem está na pág 19 do livro. 

Reparem que as potências europeias da época (entre século XVIII e XIX) eram: Grã-Bretanha (Inglaterra), França, Alemanha, Itália, Holanda, Bélgica, Portugal, Espanha, Japão e Estados Unidos.
 Em todos esses países, a partir de 1850, a revolução industrial já estava acontecendo. Ou seja, TODOS ELES precisavam de MUITA matéria-prima.

Mas como vocês podem perceber, houve países que conquistaram muito mais terra do que outros. Por exemplo, a Inglaterra, passou o rodo na África e na Ásia.

A Europa estava construindo IMPÉRIOS pelo globo. Por isso essa expansão pela África e Ásia ficou conhecida como IMPERIALISMO.


Grandes potências dividindo a Terra como se estivessem em uma churrascaria.

Cada vez que uma potência europeia dominava um nosso território, esmagava a cultura daquele lugar, impondo o seu idioma. É por isso que hoje o Congo na África fala francês, pois foi dominado pela Bélgica.

As grandes potências ganharam tanto dinheiro com o imperialismo que passaram a guardar o seu dinheiro em bancos. E esses mesmos bancos também emprestavam dinheiro para as grandes potências. O capitalismo nessa época é chamado de capitalismo financeiro. 

Mas como vocês já sabem, emprestaram dinheiro a grandes taxas de Juros. Para quem não lembra, juro é quando você paga mais do que tomou emprestado. Esse dinheiro "a mais" fica com o banco.

A Alemanha, que ficou com poucas terras no imperialismo (assim como a Itália) passou a não gostar disso e queria mais terras e terras melhores. Como a África e a Ásia já estava toda dominada, a Alemanha pegou um território da França cheio  de carvão e ferro.

Como assim pegou?
Pois é, pegou! Na mão grande. Esse território se chamava Alsácia-Lorena. 

Em 1870, a Alemanha (que faz fronteira com a França) pegou o território que está riscado. Região muito rica em matéria-prima.

As potências europeias começaram a ficar com medo que os países que conseguiram poucas terras passassem a fazer o mesmo. "Roubar terras". Para evitar isso, resolveram conversar em uma conferência. Essa conferência se chamou CONFERÊNCIA DE BERLIM  e ocorreu na capital da Alemanha pois era ela que estava mais raivosa.



Entretanto, depois dessa conferência a Alemanha seguia com terras ruins. As melhores terras, obviamente eram as que tinham rios e mais matéria-prima. As da Alemanha eram as menos atrativas.

Ela começou a ficar raivosa.



A partir daí, a Alemanha chamou a Itália (que também ficou mal na divisão de terras) e chamou a Austria-hungria. Juntas fizeram a TRÍPLICE ALIANÇA.

A Alemanha ganha força e começou a passar a mão na Europa. Foi anexando territórios até que se apropriou de território da Rússia.
Mas a Rússia não gostou nada disso e se aproximou da Inglaterra e da França. Esses três países perceberam que também precisavam fazer uma aliança para se proteger. E fizeram, era a TRÍPLICE ENTENTE.


Vocês estão vendo que a guerra está quase quase se formando né?

Em 1914 esse terrível evento começa. A primeira guerra mundial.



Após um ano de guerra, a Tríplice entente convence a Itália a mudar de lado em troca de mais terras. A Itália vendida se bandeia para o outro lado e a tríplice aliança fica com um país a menos.

Para piorar, o império Austro-húngaro é destruído e a Alemanha fica sozinha. 



Os EUA que estavam de fora da guerra, vendiam armas e alimentos para a Europa. Entretanto, como a guerra não terminava nunca, ele achou que ia tomar o maior calote do universo. Para evitar isso, resolveu entrar na guerra do lado da tríplice entente. 



Pobre Alemanha, cada vez fica pior para ela.

A Rússia em 1917 precisa se ausentar da guerra pois o seu país estava vivendo a revolução socialista. 
Porém, mesmo com a Rússia fora da guerra, a tríplice entente ainda era muito mais forte do que a Alemanha e ela perde. Perde feio.

Qual a punição que os países vencedores deram à Alemanha? 

1) Pagar uma enorme multa aos países da tríplice entente, já que foi ela quem começou essa bagunça toda;
2) devolver o território da Alsácia-Lorena à França;
3) Ficou proibida de ter tanques de guerra no país e armamento pesado. (ou seja, tudo que é usado em uma guerra).



A Alemanha saiu da guerra humilhada, derrotada e envergonhada.

Ok, mas quem foi o verdadeiro vencedor da guerra?

A triplice entente?
Não pessoal, foi os EUA! Pois ele foi único que realmente ganhou dinheiro com o fim da guerra. Além disso, a guerra ocorreu na Europa, ou seja, os EUA não sofreram nenhuma destruição com a primeira guerra mundial. A bagunça toda ficou lá na Europa.


Como os países saíram da primeira guerra em 1918.

No final da primeira guerra, os EUA se afirma como grande potência mundial. (IMPORTANTÍSSIMO)

Até segunda.

Um comentário: