1) A montanha se elevou pelo encontro da placa de Nazca (oceânica) com a Sul-Americana (continental). Como a oceânica é pesada, ela mergulhou embaixo da Sul-Americana, elevando a borda dessa placa. Assim surgiram os Andes. Lembrando que o Chile está bem no encontro dessas duas placas, e por isso lá há tantos vulcões e terremotos.
Países andinos: Chile, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia e Venezuela.
2) Escrever o nome dos países é só consultar um mapa.
3) Bolívia é rica em prata, estanho e o mais importante de tudo: GÁS NATURAL.
4) Bolívia é uma grande produtora de drogas, só fica atrás da Colômbia. A produção de drogas não entra no PIB da Bolívia. Lembrando, Bolívia é o mais pobre dos países andinos.
5) Evo Morales.
6) Quando Evo assumiu o poder ele nacionalizou as refinarias de petróleo, não apenas as brasileiras, mas as francesas, inglesas, espanholas e americanas. Todas essas exploravam o gás boliviano a baixos custos. O que ele fez foi se apropriar dessas refinarias e renegociar o preço do gás. Ou seja, fazer essas empresas pagarem mais caro por ele.
7) País pobre, baixo IDH.
8) Perdeu para o Paraguai na Guerra do Chaco. O território perdido era rico em petróleo. Perdeu para o Chile na Guerra do Pacífico a saída para o mar. O Chile se apropriou desse território porque era rico em minerais. Até hoje a Bolívia tenta reaver essa saída para o mar, mas o Chile se nega a devolver.
Perdeu também para o Brasil (Acre e um pedaço do Mato Grosso). No caso do Brasil, foi comprado da Bolívia. (por uma mixaria, mas foi).
9) Colômbia é a segunda produtora de café (primeiro é o Brasil). Mas o café deles tem muita qualidade. Drogas é a maior produtora da América do Sul (e a maior produtora de cocaína do mundo). Utiliza as folhas da coca para fazer cocaína. Produz muita maconha também.
10) Forças armadas revolucionárias da Colômbia. Grupo revolucionário que surgiu em meados da década de 50. Veio com a intenção de fazer da Colômbia um país socialista como foi feito em Cuba com o Fidel Castro. A Colômbia tinha muita desigualdade social, e esse grupo queria mudar isso, inclusive fazendo a reforma agrária (divisão justa de terras).
11) Juan Manuel Santos.
12) As Farc viraram um grupo guerrilheiro bem distante dos ideais socialistas. Quando os EUA souberam da tentativa socialista na Colômbia, financiou o governo colombiano para que eles lutassem com as Farc. Para eles se manterem passaram a produzir drogas e assim conseguiram se militarizar. A questão é que a produção de drogas foi bastante rentável, e as farc passou a ter uma ligação fortíssima com o narcotráfico. Hoje, após muitos anos de morte e violência (eles chegaram a dominar todo o sul da Colômbia) eles tentam um acordo com o governo colombiano. O acordo é: paramos de matar, sequestrar, produzir drogas e em troca vocês devolvem os prisioneiros da farc e nos permitem nos tornar um partido político para concorrermos às eleições. Isso ainda está sendo discutido e o acordo ainda não chegou.
Atenção: muitos colombianos são contra esse acordo, pois dizem que se os 8 mil guerrilheiros saírem dessa vida de narcotráfico e passarem a trabalhar na Colômbia, não haverá emprego para todo mundo.
13) A Venezuela foi muito explorada no passado, pois as transnacionais pagavam muito pouco pelo seu petróleo.
14) Petróleo, é a maior reserva do mundo.
15) Hugo quando foi eleito, rompeu com as transnacionais, se apropriou do petróleo venezuelano, nao permitindo mais exploração. Com esse dinheiro passou a investir em melhorias sociais.
16) Nícolas Maduro tem continuado a política do Hugo Chavez, mas está enfrentando muitos protestos pela falta de abastecimento da Venezuela de produtos básicos e a altíssima inflação.
17) Como o petróleo está valendo menos no mercado internacional, entra menos dinheiro na Venezuela, e o país compra menos produtos. Falta dinheiro para importar mercadorias. O presidente está segurando os gastos, o que fez a qualidade de vida no país cair muito. Além disso, como faltam muitos produtos, quando tem todo mundo compra. O que causa uma subida nos preços gigantesca. Por esse motivo a inflação lá tem sido altíssima.
18) Chile e Equador são andinos. Porém, Chile tem alto idh e o Equador é baixo. Chile não tem petróleo, e o Equador é riquíssimo. Chile tem o deserto de Atacama, o Equador, um pedaço da Floresta Amazônica.
19) Organização dos países exploradores de petróleo. Os países que mais tem petróleo no mundo estão nesse grupo. Na América do Sul estão o Equador e a Venezuela.
20) Uruguai tem maior IDH. Paraguai tem um IDH bem baixo.
21) Índice de desenvolvimento humano. Mede a qualidade de vida no país. Mais perto do 1, melhor a qualidade. Os três pilares são: saúde, educação e renda per capita. Se esses três itens forem bons, o IDH do país será bom também. Ou seja, é bom morar lá.
22) Primário: extrai a matéria prima da natureza: soja, arroz, ferro, látex, madeira etc.
Secundário: industrializa a matéria-prima. Da soja se faz o óleo, ferro faz aço, látex faz borracha, madeira faz móveis.
Terciário: comercializa, vende.
Paraguai é forte no setor primário, significa que tem poucas indústrias no país.
23) Uruguai tem saída para o mar, o Paraguai, não.
24) Porque ele não tem saída para o mar. Para plantar soja ele usa os dois rios que tem (Paraná e Paraguai) e irriga as terras.
25) Itaipu.
26) Rio Paraná. Ele corre tanto no Brasil como no Paraguai.
27) O Paraguai tem direito a metade da energia gerada pela Itaipu (já que ela pertence aos dois países). Porém, como ele tem pouca população e pouca indústria, não usa toda a energia e a vende para o Brasil (que consome toda a energia vendida do Paraguai e mais a metade que tem direito).
28) Vende para o Brasil.
29) China, construiu a usina de 3 gargantas. Agora essa é a maior do mundo.
o blog depois de muito tempo voltou,eu consegui fazer ate a 10 e acertei todas que eu fiz é claro
ResponderExcluirMEU DEUS!!! O BLOG ESTÁ DE VOLTA!!! Vlw Prof!
ResponderExcluirKauã Yamada Veigas